Spellfire Regra Brasil 4.0
Oficial para todos os jogos, torneios e campeonatos da Liga BSW
2015
Revisado por Xikowisk, em 14 junho de 2020
Estão presentes aqui as regras de cartas:
Resource 5.0;
Cúpulas 2008, 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015;
Pesquisa Brasil 2010;
Promos TSR;
Promos BSW;
1ª Edição em Português;
1ª, 2ª, 3ª e 4ª edição em inglês;
Séries: Ravenloft, Dragonlance, Artefatos; Forgotten Realms, Powers,
Runes & Ruins, NightStalkers, Draconomicon, Dungeons,
BirthRights e Underdark;
Boosters Online: Inquisition, Milleniun, Chaos e Conquest;
Série Mitos e Lendas
Boosters Online BRASIL: IQBR – MIBR – CHBR - CQBR
Erratas e Bluelines originais da 2.0
Decisões do Conselho da Liga BSW sobre Conflitos de Regras (ROC’s)
-x-
ÍNDICE
REGRAS ESPECIAIS DE TORNEIOS DA LIGA BSW(abaixo)
-x-
REGRAS ESPECIAIS DE TORNEIOS DA LIGA BSW
Spellfire: Campeonato Brasileiro – Barbárias [55]
1) TORNEIOS INDIVIDUAIS
- Regras de Campeonato: Será utilizada a Regra Brasil atualizada, onde estão presentes as regras Spellfire Resource 5.0, as Cúpulas BSW e as Pesquisas Brasil.
- Deck: O deck deverá ter o tamanho padrão de 55 cartas, mais uma carta dungeon, de uso opcional, respeitando os limites de cada tipo de carta previstos na última versão da Regra Brasil.
Para o campeonato serão aceitas todas as cartas originais da TSR, cartas em português lançadas no Brasil pela Editora Abril, cartas Promo BSW (exceto a promo 17 - Holly Shit!);e boosters Brasil (Mitos e Lendas, Inquisition BR, Millenium BR, Chaos BR e Conquest BR). Não serão aceitos boosters online não impressos pela Liga BSW.
É proibida a utilização da carta Poor Oriental Lord (20/DU chase).
Cartas das edições alemã, francesa, espanhola e italiana poderão ser utilizadas, desde que seus poderes sejam os mesmos da edição brasileira lançada pela Editora Abril.
- Promos BSW: As promos BSW são cartas promocionais da Liga BSW, distribuídas a cada realização do Campeonato Brasileiro de Spellfire para os jogadores participantes.
As castas Promos BSW são aceitas para jogos em todos os campeonatos oficiais da Liga BSW, porém as promos distribuídas no ano em que ocorrer o campeonato não poderão ser utilizadas naquele mesmo Campeonato Brasileiro.
- Pontuação: A seguinte pontuação será concedida aos participantes do Campeonato Individual 2015 para o Ranking BSW 2015:
1º lugar – 50 pontos
2º lugar – 35 pontos
3º lugar – 25 pontos
4º lugar – 20 pontos
5º lugar – 15 pontos
6º lugar – 12 pontos
7º lugar – 10 pontos
8º lugar – 8 pontos
Demais participantes – 5 pontos
- Início do Campeonato: Os jogadores inscritos que não se encontrarem no local do evento ou não estiverem aptos a iniciar a partida no momento do início do torneio estão sujeitos às seguintes penalidades:
Até cinco minutos de atraso – sem penalidade.
De cinco a quinze minutos de atraso – o jogador será considerado derrotado em seu primeiro duelo e poderá jogar apenas o segundo.
Mais de quinze minutos de atraso – o jogador será considerado derrotado por 2 x 0, podendo participar das demais rodadas normalmente.
Jogadores não inscritos que compareçam ao local do evento após o início do torneio poderão participar do evento, mas estão sujeitos às penalidades acima previstas não só para a rodada corrente, como para todas as anteriores.
- Organização do Campeonato Individual: O torneio será organizado na modalidade round robin, onde todos os jogadores enfrentam-se uma única vez, definido pelos seguintes critérios:
- O emparelhamento em cada rodada ocorrerá dos jogadores de maior pontuação para os de menor;
- Em caso de número ímpar de participantes, aquele que tiver menos pontos na rodada anterior não participará da rodada corrente e receberá dois pontos (que não contarão como uma vitória para efeitos de desempate);
- O emparelhamento da primeira rodada será efetuado do jogador mais bem colocado no Ranking Brasileiro 2014 para o menos bem colocado. Caso algum jogador não conste na listagem, será utilizado como critério o número de inscrição, do maior para o menor;
- Jogadores de um mesmo estado preferencialmente não se enfrentarão na primeira rodada, mesmo que isso implique desrespeitar a ordem de classificação do Ranking;
- Critérios de desempate:
a) maior número de vitórias de três pontos;
b) maior número de vitórias de dois pontos;
c) maior número de empates;
d) confronto direto;
e) classificação no Ranking Brasileiro 2014;e
f) número de inscrição.
A pontuação de cada rodada obedecerá aos seguintes critérios:
- Vitória por 2x0: concedidos 3 pontos para o jogador vencedor;
- Vitória por 1x0: concedidos 2 pontos para o jogador vencerdor;
- Empate: concedidos 1 ponto para cada jogador.
Obs. Resultado de uma partida não concluída antes do término do tempo: Será declarado vencedor o jogador que obtiver o maior resultado nos seguintes critérios em ordem decrescente: 1) total de reinos construídos, 2) total de reinos arrasados, 3) total de fortalezas, 4) total de campeões no poço ou 5) total de artefatos e itens anexados.
Cada rodada será composta por um duelo em “melhor de dois”, com duração de 40 minutos. Após o 30º minuto, não se poderá iniciar uma nova partida.
Após cada rodada, haverá um intervalo de 10 minutos para descanso, e a cada 3 rodadas haverá um intervalo de, no mínimo 30 minutos, a critério da organização do evento.
Na hipótese de um elevado número de participantes, pode ser necessário alterar a modalidade do evento de round robin para emparelhamento suíço com número fixo de rodadas, caso em que se utilizará os mesmos critérios para fins de emparelhamento de jogadores.
Será considerado vencedor o jogador com o maior número de pontos após a última rodada. Em caso de empate, serão utilizados os mesmos critérios de desempate do emparelhamento das rodadas.
- Premiação aos Corajosos: Ao realizar a inscrição, cada jogador deverá declarar se deseja participar de alguma das modalidades da Premiação aos Corajosos, cujos critérios são descritos a seguir:
1) Premiação pelo deck com menos chases: consiste na premiação para o deck que contiver menos cartas do tipo chase ou promo BSW. Será considerado vencedor o jogador de melhor classificação cujo deck contenha até 12 dessas cartas.
2) Premiação pelo combo mais inovador: consiste na premiação do jogador que inscrever o combo mais inovador e eficiente. Por ocasião da inscrição, o jogador não precisa declarar qual é o combo, mas apenas que deseja participar da premiação. Combos que constam nas regras ou que foram premiados em anos anteriores não podem ser inscritos novamente. Será considerado vencedor o jogador com maior número de vitórias nas quais o combo foi utilizado. Em caso de empate, o jogador de melhor classificação será considerado vencedor.
3) Premiação por deck temático: consiste na premiação do melhor deck temático, composto de uma das três alternativas abaixo:
Mundo: baralhos compostos com um mínimo de 20 cartas de um mesmo mundo dentre os tipos artefato, campeão, fortaleza e reino.
Raça/Designação: baralhos montados com ao menos 10 campeões de uma mesma raça/designação (dragão, morto-vivo, anão, gigante, elfo, aventureiro, etc).
Classe: baralhos montados com ao menos 10 campeões de uma mesma classe (mago, clérigo, regente, psiônico, monstro, herói ou ladrão).
O jogador melhor colocado será o vencedor.
Um jogador pode competir nas três categorias, porém caso receba a premiação por mais de uma categoria, ela será dada ao segundo colocado que tiver a melhor classificação geral no campeonato.
- Enter Darkness Together (10/DU chase): Se ambos os jogadores estiverem de acordo, o EDT, ao invés de obrigar o oponente a rasgar uma carta, pode ter seu poder impedido caso o adversário doe a carta para o jogador da EDT.
- Cartas da mão: Um jogador deve informar corretamente a quantidade de cartas em sua mão sempre que solicitado pelo jogador adversário.
- Voltar jogada: Um jogador poderá retornar uma carta jogada desde que não tenha ativado a carta ou nenhuma outra carta tenha sito jogada. Ex: baixar um reino e se arrepender: é possível retornar a carta para sua mão e baixar outro; anexar um item a um campeão e se arrepender: é permitido retornar o item para a mão ou anexá-lo a outro campeão.
Porém se a carta foi ativada, o jogador não poderá mais voltar atrás. Ex: um jogador ativa o poder de Gib Kcir (16/RR chase) e envia uma carta não reino para o Abismo. Neste caso, não é possível refazer a jogada e escolher uma nova carta no lugar da primeira.
ATENÇÃO! Esta regra não se aplica a passos! Se o jogador pular um passo ao jogar uma carta, ele não poderá desfazer a jogada para voltar ao passo anterior (ex.: o jogador baixa um campeão antes de baixar um reino, caso em que ele não poderia voltar o campeão para sua mão e baixar um reino).
- Cartas da coleção em português: Subentende-se que as cartas da coleção em português têm o mesmo nome e poder das cartas da segunda edição em inglês, portando não poderiam ser usadas em um mesmo baralho, exceto as cartas 85, 97, 143, 168, 178, 179, 182, 191, 197, 218, 219, 238, 239, 267, 326, 339, 345, 381 e 399, que possuem nomes e poderes diferentes que suas contrapartes, cartas 401 a 420 da segunda edição.
Para fins desta regra, equiparam-se à coleção em português as edições em alemão, em espanhol, em francês e em italiano.
- Cartas com mudanças de poder entre edições: Em jogos da Liga, a carta possui o poder descrito em seu texto (mais eventuais bluelines contidas na Regra Brasil), não tendo seu poder atualizado pelas novas edições do jogo. P.E. o Rings of All-Seeing da primeira edição não pode descartar uma carta da mão do adversário no passo 0 como a sua contraparte da 4ª edição.
- Saque e cartas da mão: Durante o passo 1, considera-se que o jogador instantaneamente comprou suas cartas permitidas naquela etapa do turno, não havendo qualquer tipo de intervalo durante este ato, ainda que, na prática, o jogador pegue uma carta de cada vez em sua pilha de saque.
Cabe lembrar ainda que a ação de comprar cartas no passo 1 é obrigatória, não podendo o jogador prescindir do saque por qualquer razão.
- Encerramento do Passo 0: O passo 0 é considerado encerrado quando o jogador retira ao menos uma carta de sua pilha de saque ou ainda quando ele olha qual será a próxima carta a ser sacada.
- Two-Draw Mulligan: Não é permitido ao adversário efetuar qualquer tipo de jogada em resposta ao pedido de mulligan de um jogador.
- Intervenção do Juiz: Um juiz só poderá arbitrar jogos em que não esteja participando como jogador e somente poderá intervir na partida quando solicitado.
- Resposta a Evento: Uma resposta a eventos não necessariamente precisa ter um alvo válido para que ela funcione. Ex: um jogador sem reinos em sua formação lança o evento Cataclisma (99/port ed) em um reino do seu oponente, e este responde com um evento Deflection (137/4th ed). Neste caso, o adversário apenas não é afetado pelo evento originário, que exaure seu poder e é colocado no Void.
Para maiores informações sobre resposta a eventos, consultar a Regra Brasil, p.13.
2) TORNEIOS DE DUPLAS
O torneio será organizado na modalidade round robin, onde todas as duplas enfrentam-se uma única vez, definido pelos seguintes critérios:
- O emparelhamento em cada rodada ocorrerá dos jogadores de maior pontuação para os de menor;
- Em caso de número ímpar de participantes, aquele que tiver menos pontos na rodada anterior não participará da rodada corrente e receberá dois pontos (que não contarão como uma vitória para efeitos de desempate);
- O emparelhamento da primeira rodada será efetuado por sorteio;
- Critérios de desempate:
a) saldo de reinos;
b) confronto direto.
Cada rodada será composta por um único duelo, com duração de 60 minutos, no qual não se aplicará a Regra do Protetor. A partida termina quando o somatório de reinos na formação de cada componente da dupla atingir 10 reinos.
Na hipótese de um elevado número de participantes, pode ser necessário alterar a modalidade do evento de round robin para emparelhamento suíço com número fixo de rodadas, caso em que se utilizará os mesmos critérios para fins de emparelhamento de jogadores.
Será considerada vencedora a dupla com o maior número de pontos após a última rodada. Em caso de empate, serão utilizados os mesmos critérios de desempate do emparelhamento das rodadas.
- Montagem dos baralhos: Os baralhos de cada jogador da dupla deverá obedecer os mesmos critérios utilizados no campeonato individual, não podendo haver cartas repetidas nos decks de cada componente da dupla, de modo que cada dupla utilize 112 cartas diferentes (caso ambos os jogadores utilizem dungeons). Cartas de edições diferentes são consideradas a mesma carta, mesmo que tenham desenhos diferentes.
- Regras Especiais para Jogos de Duplas:
Cartas que afetem apenas jogadores oponentes não farão efeito no jogador parceiro do lançador da carta, afetando somente a dupla oponente. Por conseguinte, o parceiro sofreráos efeitos de cartas que afetem todos os jogadores ou ainda todos os demais jogadores.
Os parceiros poderão usar cartas para ajudarem-se contra jogadas dos adversários, como eventos, feitiços, etc. Note que os requisitos para utilização das cartas, como passos ou existência de um lançador de feitiços, devem ser respeitados normalmente;
Os parceiros poderão ajudar-se também em combate (tanto no ataque, quanto na defesa), com o empréstimo de quaisquer cartas legalmente usadas no passo 4. Cartas-suporte (magias, cartas de poder psiônico, cartas de combate desarmado, etc.) só podem ser emprestadas se o beneficiário puder utilizá-las. Ao final da rodada de batalha, todas as cartas emprestadas são enviadas para as pilhas de descarte de seus donos, mesmo que, em situações normais, elas permanecessem anexadas ao campeão beneficiado. Por fim, vale lembrar que uma carta que beneficie apenas os campeões de um jogador não afetam os campeões de seu parceiro (p.e. reinos Triumvirate; Garibaldi, o Herói de Dois Mundos, etc.).
Proibições
NÃO é permitido o ataque ao parceiro em uma partida.
NÃO é permitido usar o evento Espionage! (18/BR) em seu parceiro.
Comunicação durante as partidas.
Os parceiros só podem comunicar-se sobre a partida corrente durante o passo 4 após o campeão atacante ter sido apresentado. O conteúdo da conversa deve limitar-se à prestação de ajuda mútua durante aquela rodada de batalha.
A violação desta regra será penalizada com a compra de uma carta extra pelo jogador oponente envolvido na batalha em seu próximo passo 2.
Pontuação
A seguinte pontuação será concedida aos participantes do Campeonato de Duplas 2015 para o Ranking BSW de duplas 2015:
1º lugar – 30 pontos
2º lugar – 20 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 7 pontos
Demais participantes – 5 pontos