Brazilians Spellfire Warriors
Em julho de 2006, dois jogadores de São Paulo, Everton Borella e Alexandre Honorato, realizaram durante o XIV EIRPG(Encontro Internacional de RPG), renomado evento criado pela Devir, um campeonato nacional de Spellfire, que contou com a participação de doze competidores, sendo maioria paulista, dois capixabas e um fluminense. Um certame disputadíssimo, que despertou nos jogadores se organizar nacionalmente, pois o hobby estava largado as traças, algo como um conselho, para cuidar de campeonatos e afins.
O desejo era criar algo como uma organização nacional para assuntos de Spellfire, mas como fazer isso se havia somente poucos jogadores em cada estado? Para tanto, decidiu-se que cada estado teria um representante e estes formariam um conselho que fosse realmente focado em fazer Spellfire ressurgir o velho espírito adormecido dentro do coração dos jogadores.
O primeiro desafio era escolher representantes estaduais. Precisava ter alto conhecimento de regras e capacidade de liderança. Democraticamente, criou-se a norma: somente um integrante de cada estado seria permitido. Todos com direitos iguais dentro do grupo. Como os únicos estados “presentes” que ainda haviam jogos eram ES, RJ e SP, nestes foram escolhidos jogadores interessados em fazer algo pelos outros, sem remuneração e muito tempo gasto em reuniões online. No sul do país sempre existiram muitos jogadores, então para que eles também fossem representados, elegeu-se um conselheiro para esta região. Estava assim formado o conselho, contando com Everton Borella(SP), vice-campeão do XIV EIRPG, que aderiu ao grupo após conversa, com Honorato, sobre quem ocuparia o cargo. Luiz Cláudio “Lucal” de Melo(ES), campeão do XIV EIRPG. Gustavo Olívia(RJ), eleito por seu conterrâneos. E por fim, Daniel Nunes(PR), que se mostrou o principal nome regional.
Após muitas conversas, usaram Liga Brazilian Spellfire Warriors(Guerreiros Brasileiros de Spellfire), ou Liga BSW, a qual determinaria qualquer ação federalmente, com cada conselheiro assumindo a responsabilidade estadualmente. Criou-se um logo e com ele começaram a garimpar jogadores Brasil afora. Organizaram os primeiros campeonatos estaduais, com requisito mínimo de 6 participantes, pontuação e ranking, algo que não se ouvira falar anteriormente. Mesmo com dificuldades 4 foram realizados, os campeonatos Carioca, Paulista, Capixaba e o Estadual Sul englobando PR, RS e SC. Para animar mais os jogadores, tornaram o certame realizado no XIV EIRPG como o 1º Campeonato Nacional de Spellfire da liga, contando pro Ranking Brasil, mesclado com os resultados dos estaduais, fomentando a competitividade durante o ano todo.
A partir destes eventos, a Liga BSW começou a ser respeitada. Uma das prioridades era, e ainda é, acertar as regras, para tanto pesquisou-se por todo o mundo um modo das regras serem disponíveis para todos. Localizaram a regra Resource 5.0, que não era oficial na época, porém detinha a regra de todas as cartas e ainda era em modo digital. Após analisá-la e verificar seus autores, a tornaram oficial, disponibilizando para todos, o que auxiliou(e muito) no entendimento sobre a regra e cartas desconhecidas.
Em outubro, Nunes deixou o grupo. Então Maurício Zanelatto(SC) foi eleito regionalmente e pelo conselho para substituí-lo. Presença marcante que auxiliou na confecção das cartas Promo, trazendo novos ares ao conselho. Uma das raízes da Liga é reviver o jogo, por isso estes cards foram criados. Eram entregues sempre em pares durante os campeonatos nacionais. Uma homenageando o campeão do torneio anterior, entregue aos oito melhores colocados e a outra, chamada “Geral”, era entregue a todos os participantes, gratuitamente. Foram entregues no 2º Campeonato Nacional, realizado em 13 e 14 de janeiro de 2007, no RJ, e mais duas no 3º CN, de volta a SP, nos dias 7 e 8 de julho de 2007, este contando com jogadores de 4 estados ES, PR, RJ e SP, num total de 18 participantes. Em 2008, com a determinação de haver somente um campeonato nacional por ano, criou-se mais uma carta promo que homenageia a cidade sede do CN, Vitória,ES (Village of Vitória) e a segunda, em 2009, Belo Horizonte, MG, como a carta homônima.
O conselho também criou o InfoSpell, informativo contendo artigos sobre Spellfire e os rankings, elaborou regras para seus campeonatos, criou um cadastro nacional de jogadores, contando com mais de 300 cadastrados, o que facilita o contato interestadual, e estes recebem e-mail com informações sobre tudo o que acontece em Spellfire.
Neste anos de existência, a Liga BSW vem crescendo muito. Aumentando sua atuação no cenário nacional, sendo vinculada a outros estados, trazendo assim mais conselheiros para a mesma. Porém, por exigir um exaustivo envolvimento e responsabilidade, alguns conselheiros preferiram sair, havendo renovação no conselho, em 2008. Assumiram Bruno Bento(MG), substituindo Olívia, Thiago Nazareth(RJ), Guilherme Reis(SP), com a saída de Borella, Elenilson Heleno(SP) e Gelson Lozer(ES), único jogador presente em todos os CNes e estaduais no RJ e SC. O sul ganhou representantes em cada estado. Com a saída de Nunes, Dener Resende(PR), Lúcio Branger(SC) e Luiz Pereira Filho(RS), criador do spellfire.com.br e o fórum, que alçou Spellfire e a Liga BSW a um outro patamar. Com o sítio, conseguimos fornecer acesso direto a todo o material de spellfire, como rankings, regras, guias em PDF (cedido por Resende), boosters online, lojas, sites internacionais, etc.
Em 2009 com a saída de Nazareth, Felipe Maia assumiu no RJ. Pereira Fo. deixou o conselho, passando a tocha para Manoel Pereira Neto e Rafael Heller. No PR, Fábio Rogério assumiu no lugar de Resende. Já em São Paulo, Samuel Ferezin e Fernando ingressaram com a saída de Reis e Heleno. Christian Costa entrou para ajudar Bento em Minas Gerais, formando assim a Liga BSW de Spellfire presente em todo o sul e sudeste do país, tendo ainda como colaborador Josimar Gonçalves em Pernambuco.
Com esta conexão direta dentro de todos os estados do sul e sudeste, além de alguns estados da região nordeste, a Liga BSW cresceu extraordinariamente, passando em 2010 de 250 membros cadastrados, tendo mais de 1000 acessos/mês ao site e uma presença maciça ao fórum e comunidade no Orkut.
Acredito que a maior de todas as idéias até hoje foi a criação do Booster Brasil o primeiro booster totalmente brasileiro chamado Mitos e Lendas baseado no folclore e cultura de nosso país, lançado em novembro de 2009 com uma aceitação tremenda em todos os estados filiados.
Buscando sempre crescer e tornar SpellFire um jogo atual a Liga BSW vem a cada dia aumentando seu prestígio e autoridade, tendo já realizados quase 30 campeonatos estaduais simples, 6 campeonatos de duplas e 6 campeonatos nacionais em 5 estados diferentes, São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, já agendado o de 2011 novamente Rio de Janeiro. Com um Recorde de 20 participantes o que para parâmetros internacionais nos dias de hoje é uma vitória fantástica.
Hoje já temos 4 anos de existência, tendo contato direto com jogadores todos os dias, temos como conquistas para Spellfire nestes anos:
13 cartas Promos
Cadastro Nacional de Jogadores
Grupo de discussão Spellfire Brasil: Assumido o maior grupo de discussão de spellfire por e-mail do país;
Concurso de Desenhos: realizado em 2007 para definir as imagens das promos 7 e 8.
Cúpula de Discussão: Mesa redonda durante o campeonato nacional, onde se discute regras para os campeonatos oficiais.
Campeonato de Duplas: Com regras próprias e campeonato oficial
Tabela de Preços – Brasil – Atualizada a cada ano
Tradução da Regra Oficial para o português e disponível a todos
Guia de Cartas (PDF) – contendo a 4ª edição, Draconomicon, Nigth Stalkers, Dungeons, Promo TSR e Promo BSW
Twitter - Noticiando tudo sobre o jogo.
Campeonatos: Hoje temos campeonatos no RJ, SP, ES, MG, RS e SC
Notícias: Tudo de Spellfire é noticiado no site e/ou por e-mail.
Site: Recheando o mesmo com tudo de spellfire para facilitar o acesso dos jogadores
No site disponibilizamos:
Links: lojas, fóruns, sites de spellfire, banco de imagens fantasy, site de compras de cartas, Todos os campeonatos da Liga BSW com rankings, Fotos e vídeos, Ranking Nacional e Estadual,
Download: boosters online, guias 1,2 e 3 em PDF, fonte e ícones de spellfire, imagens da promos BSW, história traduzida de spellfire, regra Resource 5.0, regra traduzida, Atas de Cúpula de Discussão 2008 e 2009, Tabela de Preços, E a cada dia buscamos mais e mais para reviver o melhor card game já criado.
Súmula
A Liga BSW, sigla de Brazilians Spellfire Warriors, em sua tradução “Guerreiros Brasileiros de Spellfire” foi criada com o objetivo de unir seus jogadores em prol de uma organização. É coordenada por Conselheiros, pessoas de alto conhecimento de regras, jogos, detalhes e com capacidade de liderança.
O Conselho é responsável por todos os assuntos ligados ao Spellfire no Brasil, tendo como principal, o Campeonato Nacional, realizado a cada ano em um estado diferente.
· 2006 – São Paulo
· 2007/1 – Rio de Janeiro
· 2007/2 – São Paulo
· 2008 - Espírito Santo
· 2009 - Minas Gerais
· 2010 - Paraná
Integrantes:
Podem ingressar no Conselho pessoas amplamente conhecedoras do jogo, de suas regras e particularidades ou pessoas que sejam dispostas a assumir com responsabilidade. Estes devem estar disponíveis para reuniões on line, via Messenger e e-mail.
Cada estado poderá ter até 2 (dois) representantes, cada um deste autorizado pelo já presentes conselheiros da Liga.
Novos membros: Caso haja desistência ou saída de algum membro, um novo deverá ser indicado, votado e escolhido pelos membros em exercício.
Deveres:
· Organizar o Campeonato Nacional com todos os seus detalhamentos e por menores.
· Direcionar os Campeonatos Estaduais.
· Divulgar o Spellfire em âmbito nacional.
· Tratar todos os jogadores como iguais, sem distinções de nível, estilo, raça, credo ou cor.
· Tratar por igual todos os Estados sem diferenciação de quantidade de jogadores.
· Cadastrar todos os jogadores existentes no país, esta lista deve se tornar pública.
· Explicar e esclarecer toda e qualquer dúvida sobre regras e cartas.
· Qualificar e Autorizar Juízes para os campeonatos.
· Organizar um ranking nacional e estadual e divulgá-los.
· Divulgar os contatos do conselho para todo e qualquer jogador.
· Aplicar o símbolo da BSW em todos os impressos e promos da Liga.
Direitos:
· Criar as cartas promos, bem como, escolher as imagens e poderes referidos. (respeitando critérios das regras oficiais).
· Receber um exemplar de cada promo e/ou brinde dos eventos.
· Determinar as premiações dos campeonatos.
· Criar novas modalidades ou meios de reviver o Spellfire.
· Nomear colaboradores nos estados.
· Premiar, quando necessário, seus colaboradores.
· Organizar eventos menores ou paralelos.
· Determinar regras para seus campeonatos.
· Aceitar ou não eventos realizados sem o prévio conhecimento e autorização do BSW.
· Alterar algum dado deste documento, desde que em unanimidade de votação.
Colaboradores: Um Colaborador é um guardião, um defensor ou o braço direito, são pessoas responsáveis pelas questões de spellfire em seu estado. São subordinados ao Conselho.
Responsabilidades:
· Cuidar dos assuntos ligados ao Spellfire em seu estado/município.
· Garimpar/procurar jogadores de spellfire em seu estado/município.
· Organizar o campeonato estadual (atingindo o número mínimo e este for um objetivo).
· Auxiliar o Conselho na organização do Campeonato Nacional.
· Dirigir o Clã de seu estado (quando este existir).
· Seguir e aplicar as regras definidas pelo Conselho.
Clã: Nome dado ao grupo de Spellfire de um estado. Os membros de um clã disputam o campeonato nacional em equipes e buscam um resultado em comum. O resultado é contado a partir da soma individual de cada membro, tendo assim o resultado por equipe ou por clã. O resultado para o ranking nacional por equipe é definido pela soma dos pontos dos 3 melhores competidores de um estado.
Obs: O resultado por clã é diferenciado do individual e não interfere no mesmo. Não há prêmios para os clãs.
Tradução: Clã: Tribo formada por um grupo de famílias de origem comum.
Requisito para formar um clã:
· Existir Campeonatos Estaduais em seu estado.
· 1 membro necessariamente precisa ir ao campeonato nacional.
· Mínimo de 6 jogadores cadastrados.
· Ter um nome, não pejorativo, para o clã.
· Ter um membro em contato direto com a Liga BSW.
Juízes: Os juízes de cada campeonato receberão uma bonificação em pontos para o ranking de seu estado, conseguinte para o ranking nacional. Para o campeonato estadual receberão +3 pontos quanto for juiz e jogador e +5 pontos quando for somente juiz. No campeonato Nacional de +7 e +10 pontos seguindo os mesmos critérios. Para que não haja prejuízo para os juízes, dos campeonatos estaduais, anteriores a essa data, o mesmo critério será validado para estes.
Obs: Requerido e aprovado pelo conselho na data de 31/10/2006.
Jogadores presentes em dois campeonatos estaduais no mesmo período.
Jogadores presentes em jogos em estados diferentes, no mesmo período, a pontuação adquirida será contada somente pela metade para o ranking.
Obs: Requerido e aprovado pelo conselho na data de 28/03/2007.
Regras Internas da Liga BSW:
Nenhum conselheiro tem o direito de ofender outro membro do conselho, seja por palavras, gestos ou texto, caso isso ocorra este receberá uma penalidade, em caso de 2 penalidades será expulso do conselho.
Regras para Campeonatos:
Todo e qualquer jogador de Spellfire residente no país possui o direito de disputar o campeonato, desde que efetue o pagamento da inscrição, tendo ele cartas de quaisquer séries, desde que estas estejam de acordo com as regras do campeonato.
Caso um participante desrespeite algum jogador, este poderá ser desclassificado. A critério do BSW.
Promos
São cartas dadas com brindes, nos campeonatos nacionais, cada carta promo será do seguinte modo:
· Uma Promo que homenageia o campeão do torneio anterior, será distribuída para os 8 melhores.
· Uma Promo Geral será para todos.
· Uma Promo Reino homenageia a cidade sede do campeonato nacional, entregue a todos os jogadores