Pesquisa Brasil e Cúpulas

Os documentos completos de cada Cúpula de Discussão, podem ser consultados diratamente no site www.spellfiire.org, na seção Regras Oficiais.

Abaixo constam somente o extrato das decisões ocorridas nas reuniões da Cúpulas BSW que implicaram mudança nas regras do jogo.

Na hipótese de atualização das resoluções de  Cúpulas antigas em reuniões posteriores, serão postadas abaixo apenas as suas versões mais recentes.



PESQUISA BRASIL – 2010

The Fates e Sure Things: Podem ser usadas no mesmo deck, porém uma não se beneficia do poder da outra 

Runes of Future: Deverá ir para o abismo após seu uso. 

Cartas uma vez por turno: Uma mesma carta só poderá ser usada uma vez por turno, mesmo que retorne ao jogo. 

Bag of Holding: Não pode descartar a si mesma para ter seu poder. 

The Forest Oracle: Foi tornado uma carta counter, podendo usar seu poder a qualquer momento


CÚPULA DE DISCUSSÃO 2008 
4º Campeonato Brasileiro de Spellfire – Vitória/ES

- Desintegrar, Cataclisma e Psionic Disintegration (73/DU): não poderão afetar reinos destruídos (virados). Seu efeito somente funcionará em reinos inteiros/construídos (unrazed). Para efeito de "destruir", compreendemos que o termo "destroy" ou "destroyed" (destruir, destruído) equivale a "raze" (arrazar), portanto, a palavra destruir, expressa nessas cartas, cumpre o requisito de arrasar quando for necessário.

- Enter Darkness Together (10/25 DU): Ela pode ser defletida, o que faz com que o jogador de EDT, caso ainda queira cancelar o evento/feitiço, precise rasgar a própria EDT para fazê-lo. Ex: Jogador A lança Cataclisma, jogador B lança EDT, jogador A usa Deflection, se o jogador B quiser que o Cataclisma ainda seja cancelado terá que rasgar o EDT para fazê-lo surtir efeito.

- The Azure Tower of the Onad Fallen (24/100 DU): Esta Dungeon deixa seus eventos benéficos imunes de serem cancelados ou negados.

- Spell-Turning: Caso utilizado em um feitiço que não afete o lançador (campeão) a exemplo de Desintegrar, ao retornar para o lançador original não trará qualquer efeito e simplesmente se dissipará.

- Antimagic Cloud: Esta carta NÃO nega o ÍCONE de campeões, ou seja, não inabilita o campeão de ser mago, clérigo, regente, ladrão, etc...

- Chernevik (347/500 4th): Caso receba o efeito de uma Con Game (82/100 DU), Chernevik vai para a pilha a ser dividida e caso esteja no lado a ser descartado ele voltará ao seu poço e não será descartado. Cartas anexas a ele vão para o descarte normalmente. 

- Unusually Good Fortune (11/25 FR): Pode ser lançada sobre Good Fortune quando Azure Towers the Onad Fallen estiver em jogo, 

- Estate Transference (437/440 1ª ed):  Se retornado, o jogador que a lançou tem um de seus reinos e seu campeão lançador enviados para o abismo. 
Se Estate é retornada (spell-turning, re-target, etc), independente de seu lançador disperse ou reflita novamente, seu lançador é enviado para o abismo. O lançador é enviado para o abismo ao final do efeito de Estate Transference, ou seja, ele ainda pode ser usado para usar um Dispersar Magia se necessário. Caso o lançador seja imune a feitiços ofensivos ele não é enviado para o abismo. Ex: Pelath lança Estate no jogador B, jogador B usa Re-target, Pelath é enviado para os abismo mesmo que seu possuidor cancele ou reflita novamente o Estate. Revogado pela Cúpula BSW 2015.

- Weasel Attack (428-1st): Quando defletido o usuário de Deflection escolhe outro jogador a ser atacado e receber os efeitos do evento maléfico. O usuário de Weasel que fará todas as ações contra si mesmo, caso seja ele o escolhido. Quem utilizou o Weasel pode realizar novos ataques ainda neste turno. 
Se copiado Weasel o jogador pode guardar a cópia somente até seu próximo turno e será obrigado a utilizá-lo.

- Quill Pen of the Planes: Mesmo que o Quill Pen seja descartada por efeito de uma magia, carta de poder psiônico ou poder de campeão psiônico, seu possuidor pode copiar e usar o poder da cópia antes de ser descartado.

- Necba the Wrathmaker: Se o jogador possuidor do mesmo não tiver reinos a serem atacados, seu adversário ao final do seu turno deverá descartar o campeão de maior nível e o dono do Necba deverá descartá-lo também no mesmo instante. Revogado pela Cúpula BSW 2015.

- Combo Renovação + Serenidade + Hijacking: Este não é permitido, pois não se pode dar duas respostas para uma mesma carta

- Cartas anexas ao campeão: São consideradas partes do campeão, logo, conservam suas imunidades.

- Poder de campeão uma vez por turno: Poder de campeão que faça com que ele seja retirado do poço ou mão pelo seu possuidor para realizar um efeito, só poderá utilizar seu poder uma vez por turno, mesmo que o mesmo retorne ao jogo, a exemplo de Gib Kcir e Gatekeeper. Eles ainda podem utilizar de seu ícone para lançar cartas.

- Foram tornadas cartas Counter-effects e Just-cast: Wyrm's Decree (19/100 DR), The Boss Wants a Cut (21/100NS) e Nullification (35/100 PO), portanto podem ser utilizadas a qualquer momento para obter os efeitos descritos nelas.


CÚPULA DE DISCUSSÃO 2009 
5º Campeonato Brasileiro de Spellfire - Belo Horizonte/MG

- Verificar a pilha de descarte oponente: Só é permitido verificar a pilha de descarte oponente se o jogador tiver uma carta que lhe dê esta opção, não necessariamente para usar o poder da carta;

- Turnos extras seguidos: Não é possível usar dois turnos extras seguidos ou intermediados por seu turno normal, em resumo não é permitido ter 3 turnos seguidos.

- Uso Imediato: Se uma carta não diz expressamente que seu uso é imediato durante a batalha, por uma regra geral ela deve ter de uso imediato;

- Mastter Illithid (DU 53): Este aliado pode pegar cartas oponentes mesmo se estiver vencendo;

- Skull Tumor (DU 49): Os campeões anexados nele não podem ser usados para baixar Avatar;

- Cartas que chequem a pilha de saque e colocam cartas em cima, devem embaralhar as cartas restantes;

- Alvo Válido: Se é lançado ou rebatido em um jogador cartas que ele mesmo escolhe o alvo, este deve escolher um alvo válido para receber seus efeitos ele não pode escolher alvos imunes;

- Celestial Emperor (DR 43): Fornece seu poder a si mesmo;

- Orcus (NS 44): Adiciona nível a si mesmo, porém ele só fornece nível para campeões e não para aliados, por que ele adiciona ao nível base e aliados não tem nível base;

- Lareth, King of Justice (DR 31): Ele não é Imune ao poder de campeões psiônicos;

- Ethereal Champion (4th 508): Ele não é Imune ao poder de campeões psiônicos quando no poço;

- Turnos Extras: Qualquer turno extra concedido por Caravana/Ancient Kalidnay não é considerado turno normal, portanto qualquer carta que seja utilizada uma vez por turno não pode ser usada no mesmo;

- Final do Turno: Deve ser considerado passo 5 como o fim do turno, passo 6 é somente para passar o turno;

- Ativação no fim do Turno: Deve haver ordem de ativação no passo 5, de mesmo modo como em batalha;

- Aliados Triumvirates: São como cartas geradas, do tipo ícone Aliados, eles sofrem as mesmas conseqüências de qualquer carta anexada ao campeão, ou seja, podem trocar de lado, ser descartados, enviadas ou limbo, abismo, etc;

- Earthquake: Os campeões envolvidos na batalha também são descartados;

- Defensor Imobilizado: Não é possível se escolher um defensor que esteja impossibilitado de defender; Ex: Trapped, Pavor, Stryck

- Wish: Mesmo um campeão imune a Wish deve ficar paralisado após usar esta magia;

- Deflection (4th 137): Não dá o direito do jogador usar o poder da carta defletida, ele somente escolhe o jogador alvo, e este escolhe um alvo válido para sofrer os efeitos da carta. 
Texto revisto pela Cúpula BSW 2013: Se Espionage (BR 18) é defletida, seu poder é perdido caso seja defletida para o jogador original, pois é expresso no texto que deve ser outro jogador a receber seus efeitos e não seu lançador, se defletida para outro jogador o lançador original usará o poder no alvo escolhido.

- Montagem de Deck:  A partir desta Cúpula de Discussão, em todos os decks de campeonatos deverá haver somente uma ou outra das cartas citadas abaixo, não podendo haver as duas no mesmo deck:

Avanil ou Boa Sorte
Ancient Kalidnay ou Caravana
Templo da Maldade Elemental ou Hurricane

- Foram tornadas cartas Counter-effects e Just-cast: Blight (BR 51), Invulnerability (BR 45) e 
Dark Negation (PO 37) – Se usado em cartas que são enviadas para abismo, limbo ou void, as mesmas devem ir para o descarte. Se usado em cartas que são destruídas, descartadas ou saem de jogo, estas ainda precisam cumprir seu pré-requisito ou conseqüência se necessário. (Ex: Avanil, Ancient Kalidnay, Helm, Kogunard, etc). Se a carta afetada retornar ao jogo ela poderá ter seu poder normalmente.


CÚPULA DE DISCUSSÃO 2010 
6º Campeonato Brasileiro de Spellfire – Curitiba/PR

- Lady of Fate, Avatar of Istus (42 PO): Poderá ter seu poder tanto no ataque quanto na defesa;

- Aliados fornecidos por reinos Triumvirates: Não entrarão automaticamente em batalha, devendo ser anexados somente se forem necessários;

- Imunidade de Campeão durante a Batalha: Cartas ofensivas lançadas pelo campeão em batalha, que afetem poço, pilha de saque, descarte ou mão, se o campeão oponente for imune NÃO podem ter efeito;

- Aliados usados como eventos: (Write Weird / Crime Lord / Indios Terenas, entre outros possíveis): Serão enviados para o descarte normalmente após serem usados como eventos;

- Cartas que devem ser consideradas anexadas ao campeão durante a batalha: itens mágicos, artefatos, aliados e cartas que sejam lançadas ou usadas e fiquem em jogo (Ex.: magia, carta de poder psiônico, habilidades de ladrão, de sangue, etc) cartas que sejam usadas durante a batalha e não fiquem em jogo, não são consideradas anexas ao campeão; (ROC 6 – 2011)

- Limite de saques entre turnos: Não deverá haver limite de saques entre turnos;

- Olhar dígito sem pilha de saque: Cartas que olham o dígito, se não houver pilha de saque estas não terão poder.

- Ataque de Nadadores: Nadadores poderão atacar qualquer reino que tenha rios ou mar.

- Lançamento de cartas durante a batalha: Qualquer carta anytime poderá ser lançada por campeões durante a batalha, estando no poço ou em combate, desde que possa lançar a mesma;

- Cópia de Poder: Somente o poder real de uma carta é copiado, raças e habilidade de movimento não são copiados. Nomes e características do ícone expressos no texto são considerados partes explicativas, não fornecendo a carta que copia suas habilidades e não obrigando o jogador a cumprir suas exigências;

- Turno Extra 1: Cartas que tem efeito uma vez por turno, mas, que não estão expressos em seu texto o mesmo, NÃO poderão ser usados no turno extra, mesmo que tenham sido baixadas durante o turno extra. Exemplo: Tyr, Necba, Marco Volo, Hetman, Pelath, Remnis, Taxation, entre outras;

- Turno Extra 2: Cartas que foram usadas no turno normal e saíram do jogo, se retornarem, NÃO poderão ser usadas no turno extra. Ex: bloods abilities, Gib Kcir, cartas retornadas com Remnis, entre outras;

- Labyrinth of Castle GreyHawk (06 DU): Protege os reinos deste jogador de serem descartados também para o abismo fora de combate;

- Ancient Arms of Furyondy - 146/3rd: Foi tornada Counter-effect, portanto pode ser baixada a qualquer momento para obter seu poder de refletir eventos maléficos e feitiços ofensivos para qualquer reino em jogo a escolha de seu possuidor. Esta carta só afeta eventos e feitiços lançados contra os reinos;


CÚPULA DE DISCUSSÃO 2011
7º Campeonato Brasileiro de Spellfire – Rio de Janeiro/RJ

- BAG OF HOLDING (28/AR): Toda e qualquer carta que estiver no poço do jogador, pode ser descartada por Bag of Holding, inclusive aquelas que pertencem a outros jogadores, desde que essas últimas estejam sobre o controle daquele jogador, como, por exemplo, um campeão roubado pelo evento Curse of Azure Bonds (4/FR) ou pelo evento Tyranthraxus, The Possessing Spirit (55/RR).

- RESTRIÇÕES DE REINO: Deve ser considerada restrição de reino qualquer poder especial que dificulte o ataque, sem distinção entre restrições de movimento (voador, nadador e cavador), de classe (mago, clérigo, herói, etc.), de raça (gigantes, mortos-vivos. etc.) ou qualquer outra. As restrições de reinos devem ser tratadas como parte do poder do reino, sem qualquer distinção de raça ou classe, podendo ser copiadas ou negadas normalmente. Restrições de reinos não são classificadas como ofensivas ou defensivas.

- ARTEFATOS QUE ANEXAM A REINOS: Todos os poderes dos artefatos anexos a reinos só funcionam quando o reino em anexo é atacado.

- CARTAS USADAS “UMA VEZ POR TURNO”: Poderes de cartas usadas uma vez por turno que impliquem uma ação repetitiva precisam ser ativadas pelo jogador a cada turno ou seu uso é perdido, a exemplo de Horned Society (117/3rd edition), Necba (14/DU Chase), Johydess Mask, Staf of Mimicry, etc.

- IMUNIDADES DE REINOS: Imunidades de reinos funcionam para as cartas a ele anexadas, assim como as imunidades dos campeões.

- ATIVAÇÃO PARA USO DE PODER DE CARTAS: Somente cartas que indicam uma escolha (cartas que possuam os verbos can ou may ou textos semelhantes) tem uso facultativo. Nas demais, o uso é obrigatório.
- CAMPEÕES QUE VOLTAM PARA O POÇO DERROTADOS: Campeões cujo poder permite que, ao serem derrotados, voltem ao poço ao invés de serem descartados, como Seluna Darkenstar (20/PW) e Minerva (333/4th edition), retornam com seus itens anexados, desde que não haja nenhuma ressalva no texto da carta. Campeões que são descartados durante a batalha (Wish, Mindkiller, etc), NÃO podem usar seu poder de retornar derrotados ao poço estes perdem a chance de usar o seu poder e são descartados normalmente (Seluna Darkenstar, Minerva, etc.)

- TURNOS SEM REINOS: Se um jogador não tiver reinos inteiros ou destruídos após o passo 2, ele automaticamente vai para o passo 4, não podendo realizar nenhuma ação de passo 3.

- DESCARTE DE CARTAS: O descarte voluntário de CHERNEVIK (347/4th edition) ou de qualquer outra é possível para a ativação do poder especial da própria carta ou de uma outra que aquele jogador possua ou controle.  

- WISH (384/4th edition): Pode descartar qualquer carta independente de imunidades e poderes especiais, incluindo Chernevik. Excetua-se a regra quando a imunidade é declarada a carta Wish.

- A ORDEM DE ATIVAÇÃO DAS CARTAS NO PASSO 4:  NÃO deve ser aplicada às demais etapas do turno, excetua-se quando houver regra específica para aquela etapa.

- Cartas cujo poder especial é ativado como resultado de um combate: como Amaril (280/4th edition) e Pergaminho de Acesso a Outros Mundos (191/portuguese edition), deve respeitar a ordem de ativação das cartas no passo 4.

- UNARMED COMBAT CARDS: Quando não especificado o tipo de campeão no texto da carta, as unarmed combat cards devem ser usadas por Heróis.

- VITÓRIA AUTOMÁTICA: A ordem de ativação prevalece sobre a vitória automática, permitindo que campeões como Gib Irod (21/NS Chase) e Lyr of the Mists (23/PO) ativem seu poder normalmente quando atacando e em batalha contra campeões Instant Win.

- CARTAS USADAS PARA EVITAR VITÓRIA AUTOMÁTICA: Cartas que neguem o poder de campeão ou deixem o campeão ou jogador imune ao poder do campeão Instant Win, como Blessing of Bahamut (58/DC) e Control Wind (74/PO), entre outras, podem ser usadas para evitar vitória automática, seguindo a regra abaixo:

Any time an instant-win due to champion powers is indicated during combat (phase 4), the player about to suffer the defeat gains the opportunity to play a single card in an effort to avoid defeat. It makes no difference who is winning or losing.

- NEGAR PODER DE CAMPEÃO: Cartas que negam poderes de campeão, NÃO afetam suas características de raça, movimento (voador, nadador, cavador, elfo, awnshegh, morto-vivo) ou sua habilidade de lançar cartas inerentes a sua classe (magos e clérigos deixam de lançar feitiços, psiônicos, etc.)

- NEGAR PODER DE REINO: Cartas que negam poderes de reino também negam suas restrições caso isso NÃO seja especificado na carta

- RE-TARGET (389/4th edition): Quando usado em feitiços defensivos, o jogador toma posse da carta afetada pelo Re-target usando da maneira como preferir, inclusive nas próprias cartas. Pode ser jogado para rebater um feitiço defensivo para o mesmo alvo escolhido pelo lançador original (Re-target em Hallucinatory Terrain [42/FR] para escolher copiar a mesma fortaleza, beneficiando o lançador do Re-Target).

- Literalidade da condição: Para que o poder de uma carta condicionado a alguma circunstância ocorra, essa circunstância não necessita ocorrer literalmente, pois o poder de uma outra carta pode amenizar a circunstância. Caso o Throne of Mountain God esteja em jogo, Gib Kcir pode ser enviado para o Limbo para enviar uma carta não-reino para o Limbo, ou Runes of Future pode usar seu poder mesmo que Manshoon of the Zhentarim use seu poder para permanecer no poço.

- Pré-requisito x conseqüência: Apesar da diferença de grafia, ambos devem ser tratados da mesma maneira em jogo. Tanto Mask como Portinari podem se beneficiar do poder de Mintarn (3/NS) para não ir para o Abismo.

- TANTELEAR (9/PO Chase): Tantelear não pode copiar o poder do campeão a ele anexo.

- DRAGON'S CALM (47/DN): Ele funciona da mesma maneira que o evento Serenidade (400/portuguese edition), afastando os efeitos de um evento maléfico para o jogador lançador da carta.

- THE SPHINX (43/4TH EDITION) Seu uso é entre o passo 3 do turno do possuidor do reino e o passo 3 de seu próximo turno, podendo o poder da carta ser usado durante o turno de outro jogador.

- QUILL PEN OF THE PLANES (8/PO): Pode copiar o poder de campeões psiônicos de qualquer jogador, inclusive os seus, podendo copiar o poder de campeão psiônico a qualquer momento, mesmo se ele não tiver usado.
 
- TOUCH OF DECAY (41/BR): Se utilizado em um jogador com Herald of Mei Lung (54/NS) o possuidor fica imune somente a retirar cartas de sua mão, o jogador da Blood pode descartar um item mágico ou artefato do poço.

- DISINTEGRATE (393/2ª ed), CATACLYSM! (119/4ª ed) E PSIONIC DISINTEGRATION (73/DU): Devem continuar sendo usados somente em reinos inteiros, pois o entendimento de que destroy, em termos de jogo, é sinônimo de raze deve permanecer o mesmo (vide Cúpula BSW 2008).

- USO DOS BOOSTERS ONLINE: O uso dos boosters online em torneios oficiais deverá ser restrito às impressões oficiais da Liga BSW.

CÚPULA DE DISCUSSÃO 2013
9º Campeonato Brasileiro de Spellfire – Rio de Janeiro/RJ

- Poderes de campeões psiônicos devem ser tratados como qualquer outro tipo de campeão, não existindo mais a partir desta cúpula a definição de Ofensivo ou Defensivo para seus poderes. Como todas as outras classes o poder deles será definido por afetar ou não ao adversário.

- Cartas que afetem ao oponente que estejam baixadas em um poço encoberto, o jogador possuidor NÃO precisa avisar da presença desta carta ao adversário. Ex.: Necba [14/DU Chase], Rings of All-Seeing [171/4th edition], etc.)

-Qualquer carta usada uma vez por turno (once per turn) deve ser ativada no passo 3 do turno do jogador, com exceção quando o passo ou maneira de utilização, estiver especificado no texto ou regra da carta.

- ELEMENTAL SWARM (52/UD) – O modo de sua utilização seguirá a regra presente no Spellfire Reference Guide 2, que estabelece que TODAS as cartas individualmente, cujos ícones sejam inferiores à metade do nível ajustado do campeão lançador devam ser descartadas:

(...) The Elemental Swarm then sweeps through one player's pool causing all champions, allies, magical items, and artifacts with a level bonus less than or equal to the spell's to be discarded.
(Spellfire Reference Guide 2, p. 306)

- Cartas Canceladas: Quando uma carta suporte, evento, etc é cancelada, o custo ou consequência do seu uso/lançamento devem ser cumpridos. Com exceção quando a maneira de utilização estiver especificada no texto ou regra da carta. (Ex.: Wish, Estate Transference, Desintegrar, Sabotador Suicida.etc.)

-Cartas que encerram automaticamente uma batalha, porém que não sejam expressas em seu texto que são cartas de vitória automática (Wish, Mind Killer, Tyranthraxus, Cataclsym, etc...), devem ser consideradas cartas de vitória automática, quando usadas em batalha.

-Cartas que possuam o termo “oponente” em seu texto, quando refletidas, tem seu efeito normal no lançador original (ConGame/Rebater – Espionage/Deflection, etc.)

- BUMBLING IDIOT [MI-BR/1] - Este aliado quando jogado em um campeão no poço, deve permanecer em jogo somente até o round de batalha terminar.

- INDIANARA, A PRINCESA INDÍGENA [111/ML] - Quando a pilha de saque do jogador que vai comprar cartas extras não possui a quantidade total de cartas a serem sacadas, a exemplo de Boa Sorte em que a pilha de saque só tem 3 cartas, O jogador deve descartar a quantidade total de cartas descridas no texto da carta que originou o poder de saque, independente de quantas existirem na pilha de saque.

- VITÓRIA AUTOMÁTICA – Regra de vitória automática utilizada para campeões, não deve ser utilizada para outro tipos de cartas de vitória automática.

- PROTEÇÃO DO CAIPORA (86/ML) - A restrição imposta a cartas DEFENSIVAS e BENÉFICAS pela regra deve ser retirada.

- USO DE CAMPEÂO DUAS VEZES EM UM MESMO PASSO 4 (uma como atacante/defensor e outra como aliado) – devem permanecer como na regra não podendo ser utilizado duas vezes em uma mesma batalha.

- GIB RECNEPS (Promo BSW 15) – A texto original da carta foi revalidado, impedindo que qualquer carta que gere cartas extras imediatamente ou posteriormente a sua entrada em jogo, estejam impedidas de ser jogadas ou baixadas. (Ex.: Gib Irod, Redbelt, Avanil, Templo da Maldade Elemental, Bag of Holding, entre outras).


CÚPULA DE DISCUSSÃO 2015
11º Campeonato Brasileiro de Spellfire – Rio de Janeiro/RJ

- Promos BSW Estrangeiras: As promos BSW criadas em campeonatos estrangeiros NÃO SERÃO ACEITAS nos campeonatos brasileiros anuais da Liga BSW (Campeonato Brasileiro BSW – Individual ou de Duplas).

- Desafio aos corajosos – deck com menos chases: As promos BSW (inclusive dungeons) serão consideradas chase para fins de determinação do vencedor do Desafio aos Corajosos – Deck com Menos Chases.

- Not So Fast (CHBR 20/20): Ao responder a uma tentativa do adversário de comprar cartas extras, reconstruir um reino ou jogar um turno extra, Not So Fast afeta apenas a ação de comprar cartas extras, reconstruir um reino ou jogar um turno extra. Caso a carta respondida tenha outros poderes, eles funcionam normalmente.
Ao responder uma das ações acima descritas, a fortaleza nega a ação afetada.
Not so Fast não pode afetar eventos protegidos pela dungeon Azure Tower of Onad the Fallen (24/DU).

- Bônus de Reino: O bônus de sinergia por atacar ou defender um reino de mesmo mundo do campeão escolhido deve ser adicionado no início da batalha. 

- Retorno do campão do Limbo: Via de regra, um campeão retorno da Limbo no final do passo 5 do próximo turno de seu controlador, não podendo realizar ações durante esta etapa.

- Marius (CHBR 4/20): Um campeão que seja derrotado por Marius não é colocado no poço de seu controlador se ele tiver sido enviado para o Abismo, Limbo ou Void.
- Termo Combate: Cartas com o termo combate têm seu poder ativado quando o passo 4 inicia.

- Mastter Illithid (53/DU): O poder do aliado pode ser usado para roubar cartas antes da ativação de seus poderes.

- Matinta (118/ML): O primeira parte do poder desta carta (Ao enfrentar Matinta em combate o oponente deve doar uma carta usável a ser utilizada por ela. Caso o oponente não coopere na doação, ele fica paralisado de medo, não poderá usar seu poder e habilidades de seu ícone. A carta é embaralhada depois do combate.) é considerado do tipo Before Combate.

- Hero Slayer (50/DU): Este aliado pode ser jogado para negar uma carta de combate desarmado recém-jogada apenas durante o passo 4.

- Termos attacking/defending player e attacking/defending champion em poderes de reino: Quando a carta onde aparecem não deixa claro a que eles referem-se, os poderes de um reino só podem ser usados quando ele estiver sob ataque.

- Recife (Promo BSW 26): Devido ao grande potencial para criação de loops, seu poder deve ser usado apenas uma vez por partida, de modo semelhante ao funcionamento do reino Ancient Kalidnay (97/AR). 

- Rebater (74/ML): Rebater pode ser jogado mesmo sem um alvo válido, nos moldes de outros counters (Deflection, Contrafeitiço, etc.).

- Estate Transference (437/3rd ed): Quando refletida, porém dispersada pelo jogador original, o campeão que lançou o feitiço não deve ir para o Abismo, revogando o que foi decidido na Cúpula BSW de 2008.

- Necba the Wrathmaker (14/DU): Se não houver reinos a serem atacados pelo jogador oponente, como quando o adversário só possui reinos arrasados, Necba não deve ser descartado ao ativar o seu poder, revogando o que foi decidido na Cúpula BSW de 2008.

- Breshkll Logon (26/PO): Breshkll Logon é considerado dwarf (mul). 

- The Lost Caverns of Tsojcant (3/RR): É considerado um reino de Underdark.

- Mur-Kilad (8/BR): É considerado um reino de Underdark.

- Baruk-Azhik (9/BR): É considerado um reino de Underdark.
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário